terça-feira, 26 de agosto de 2008

ANATEL,Banda larga via rede elétrica.


A Anatel, agência reguladora das telecomunicações, colocou hoje em seu site http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do ,uma consulta pública no que se refere a acesso banda larga a Internet via rede elétrica.
Uma consulta pública quando aberta , é a forma da agências reguladoras e o Estado, tem de receber propostas e opiniões sobre um novo serviço ou regulamentação de um já existente.Qualquer um pode contribuir desde que haja fundamento e conhecimento sobre o assunto, claro e devidamente identificado.
A consulta pública de nº 38,pretende discutir a viabilidade e condições da rede e da possiblidade de acesso através da rede elétrica brasileira.A consulta fica aberta até o dia 29 de Setembro de 2008.
A CEEE, cia. de energia do estado do Rio Grande do Sul, possui desde Dezembro de 2006,em Porto Alegre, mais precisamente no Bairro Vila Restinga, a maior rede de acesso a internet via rede elétrica ,de 3,5 km de extensão . A PLC, power line communication, como é denominado a acesso via rede elétrica.Algumas das empresas que distribuem energia em SP,GO,RJ e PR, também fazem testes e estudam a sua viabilidade técnica e comercial.
A ANEEL, agência que regula o setor elétrico, vem realizando debates,workshops etc, desde 2002 (data mais remota que encontrei em documentos da agência sobre o assunto),pois é ela quem regulamentará equipamentos e normas para segurança e tráfego sobre a redes de alta e/ou baixa tensão,claro que com a aprovação conjunta da ANATEL, que certificará os equipamentos utilizados para acessar a rede de alta velocidade.
Em tempo ,a CEEE , e seus parceiros utilizam redes de baixa tensão e chegam a 45 Mb/ps.
* o esquema ilustrativo é apenas uma idéia sobre como funciona o acesso via rede elétrica.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Novo buscador.Cuil

Já com quase um mês de lançamento o Cuil, (Cool,Cul) o mais novo buscador da internet, lançado por ex-funcionários do google, já tem uns admiradores e uma boa torcida contra,assim que o google foi lançado, os fãs do Yahoo,também entraram em debates apaixonados ,mas é bom lembrar que é apenas mais um negócio da rede mundial que rende bons lucros; a eles, somente a eles, e paixões não justificam tais debates.
O buscador é diferente do Google e Yahoo sim, pois apresenta resultados de forma diferente, pois a pesquisa é feita contextualmente e verticalmente através de links e contextos ,óbvio,mas isso não o torna melhor ,nem pior ,apenas diferente.
Segundo eles ,foram investidos mais de 33 milhões de Dólares no negócio.
E também segundo eles o novo motor de busca indexa páginas 3 vezes mais que o Google.
A varredura na rede é feita pelo conteúdo e não pela audiência ou vogais (ou junção delas) como nos outros motores de busca.
Menos mal, por que o google e o yahoo, já me encheram o saco de me indicar o mercado livre e ao buscapé , quando eu quero e saber sobre determinado assunto e não produto.
Viva a concorrência e nada de torcida organizada , a não ser que sejamos remunerados, afinal negócio é negócio.
Não esqueça que o sucesso deles dependem dos seus cliques e audiência, sem você , não há gigantes e dominantes na rede, quem faz o sucesso dessas empresas e sites é o internauta.
Você é o sucesso, sem os milhões que dá a eles,mas é você a parte mais importante da web.
Experimente www.cuil.com ,sem versão da página inicial em outra língua que não seja a inglesa, e parece estranho se você já esta acostumado com o google,Yahoo , etc, não falo da pagina inicial,mas dos resultados.
Quer saber mais sobre eles,quem fundou, oque significa Cuil? Use o google,Yahoo (hehehe)
Conselho e observação valiosa.
É tio Bill, teu negócio é Windows.