terça-feira, 26 de agosto de 2008

ANATEL,Banda larga via rede elétrica.


A Anatel, agência reguladora das telecomunicações, colocou hoje em seu site http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do ,uma consulta pública no que se refere a acesso banda larga a Internet via rede elétrica.
Uma consulta pública quando aberta , é a forma da agências reguladoras e o Estado, tem de receber propostas e opiniões sobre um novo serviço ou regulamentação de um já existente.Qualquer um pode contribuir desde que haja fundamento e conhecimento sobre o assunto, claro e devidamente identificado.
A consulta pública de nº 38,pretende discutir a viabilidade e condições da rede e da possiblidade de acesso através da rede elétrica brasileira.A consulta fica aberta até o dia 29 de Setembro de 2008.
A CEEE, cia. de energia do estado do Rio Grande do Sul, possui desde Dezembro de 2006,em Porto Alegre, mais precisamente no Bairro Vila Restinga, a maior rede de acesso a internet via rede elétrica ,de 3,5 km de extensão . A PLC, power line communication, como é denominado a acesso via rede elétrica.Algumas das empresas que distribuem energia em SP,GO,RJ e PR, também fazem testes e estudam a sua viabilidade técnica e comercial.
A ANEEL, agência que regula o setor elétrico, vem realizando debates,workshops etc, desde 2002 (data mais remota que encontrei em documentos da agência sobre o assunto),pois é ela quem regulamentará equipamentos e normas para segurança e tráfego sobre a redes de alta e/ou baixa tensão,claro que com a aprovação conjunta da ANATEL, que certificará os equipamentos utilizados para acessar a rede de alta velocidade.
Em tempo ,a CEEE , e seus parceiros utilizam redes de baixa tensão e chegam a 45 Mb/ps.
* o esquema ilustrativo é apenas uma idéia sobre como funciona o acesso via rede elétrica.